Setorial - Nossa terra no ar.
16 de fevereiro de 2014 09:31

Turismo religioso no Vale do Paraíba

Igrejas e redes de comunicação atraem turistas de todos os lugares

Por Geradora Educativa

FéSelecionada em junho do ano passado como uma das cinco cidades brasileiras a receber verba especial do Ministério do Turismo para a realização de Projetos de Fortalecimento para o Turismo Religioso, a cidade de Aparecida está cumprindo diversas orientações do Governo Federal nos últimos meses.

O objetivo principal da iniciativa governamental é custear um plano de posicionamento mercadológico as cidades selecionadas, uma vez que desde o ano passado, o seguimento Turismo Religioso passou a ser enxergado de uma maneira diferenciada pelo Ministério, que entendeu a necessidade de se realizar estudos e planejamentos específicos para o desenvolvimento do setor.

Em Aparecida, a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, escolhida por meio de processo licitatório é a DS Consultoria Turística, especializada em turismo religioso. Gerenciada por Diego Samahá, ex-secretário de Turismo de Aparecida, consultor de turismo e eventos do Santuário Nacional e idealizador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Brasil, a empresa realizará, neste primeiro momento, o plano de posicionamento mercadológico do Destino Aparecida.

cn “Historicamente, milhares de pessoas viajam motivadas pela fé. Trata-se de um presente para o segmento e para a cidade de Aparecida. O turismo religioso gera renda e fomenta a economia, assim como o Ecoturismo, o turismo de sol e praia, o turismo de esportes, etc”, comentou o proprietário da empresa Diego Samahá.

A ETAPA 1 do projeto inclui itens como a definição do mercado alvo, registro dos atrativos turísticos, mecanismos de promoção do destino, plano estratégicos dos canais de distribuição e comercialização, definição de marca turística e calendários de participação em eventos do turismo.

De acordo com a secretária de turismo de Aparecida, Regina Amaral, o reconhecimento do Ministério do Turismo nesse segmento é de suma importância para que não só nesse planejamento, mas no futuro, verbas específicas para o desenvolvimento do setor sejam trazidas para a cidade. “A intenção de se mostrar a viabilidade do Turismo Religioso, que até então era um segmento trabalhado de forma incipiente pelo governo, é a de proporcionar meios para que possamos nos desenvolver e oferecer melhor atendimento, mais amplo e de qualidade, aumentando a permanência do turista em nossa cidade”, explicou a secretária.

Nesta primeira fase do projeto, os envolvidos almejam ainda desenvolver uma relação estreita com os principais agentes e operadores de turismo do Brasil e do mundo e criar folheteria turística específica da cidade, além de realizar fampress (imprensa especializada e famtour (agentes e operadores).

Fonte:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aparecida

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*