Setorial - Nossa terra no ar.
25 de junho de 2014 08:59

São José dos Campos conquista selo de Município Livre do Analfabetismo

Por Redação

São José dos Campos conquistou o Selo “Município Livre do Analfabetismo”, que representa o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) de que a cidades superou o índice de alfabetização de mais de 96% da população. O certificado é resultado de um investimento permanente do Município na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O interesse pela EJA cresce a cada ano na rede municipal de ensino. O índice de alunos cursando a modalidade já é 30% superior em comparação a 2012. Atualmente são 2.251 alunos e 11 escolas distribuídas entre todas as regiões da cidade.

Para o secretário de Educação, o certificado demonstra todos os esforços da administração municipal no combate ao analfabetismo. “Com estudo, o indivíduo tem melhores chances de trabalho e, consequentemente, aumenta a sua qualidade de vida”, disse.

O MEC contemplou 207 cidades brasileiras que cumpriram a meta estabelecida pelo Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A proposta é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, visando à universalização do ensino fundamental no país.

Do total de cidades certificadas, nove estão na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Além de São José, receberam o selo: Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Taubaté e Tremembé.

A certificação do MEC foi baseada no censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Inscrições abertas

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com vagas abertas para o segundo semestre em 11 escolas da rede municipal. Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 15 anos.

Os interessados devem procurar uma das escolas municipais que oferecem o curso ou ligar no telefone 156 da Prefeitura até o dia 11 de julho. O curso é semestral e dividido em EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (do 6º ao 9º). As aulas são no período noturno.

 

Fonte: Prefeitura SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*