Setorial - Nossa terra no ar.
16 de julho de 2014 10:13

Presidente do Equador busca modelo tecnológico em São José

Por Redação
Foto: Claudio Capucho/ PMSJC
Foto: Claudio Capucho/ PMSJC

Acompanhado pelo prefeito Carlinhos de Almeida e dezenas de autoridades, entre elas o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o presidente do Equador, Rafael Correa, visitou na manhã desta terça-feira (15) o Parque Tecnológico de São José dos Campos, do qual pretende se inspirar para desenvolver a cidade planejada de Yachay, primeira do gênero na história do país.

“Durante séculos, os frutos do progresso não foram usufruídos pela maioria na América Latina. Hoje, precisamos recuperar o tempo perdido. Nesse processo, percebemos a importância da educação e do desenvolvimento. O progresso passa pela valorização do talento humano, mas também pelo fomento à ciência, tecnologia e inovação. É nesse contexto que estamos implantando Yachay, que considero como o projeto mais importante do meu governo”, discursou o dirigente equatoriano, mencionando um investimento de US$ 1 bilhão.

Yachay, a “cidade do conhecimento”, foi pensada para ser um ecossistema de inovação. Centrada na Yachay Tech, a Universidade de Pesquisa e Tecnologia Experimental, e tem por objetivo transformar o Equador em um país exportador de conhecimento e contribuir para o fortalecimento da economia nacional.

Assim como o Parque Tecnológico, Yachay oferecerá incentivos tributários para estimular a instalação de empresas de base tecnológica. A cidade focará em cinco áreas: petroquímica, energias renováveis, tecnologias de informação e comunicação, biotecnologia e nanotecnologia.

São José é modelo para Yachay

“Para desenvolver nossa cidade do conhecimento, precisamos de modelos. Neste sentido, este Parque é uma grande fonte de inspiração”, disse o Presidente Rafael Correa.

Pouco antes do discurso do presidente equatoriano, o gerente geral de Yachay, Hector Eduardo Rodriguez Chávez e o prefeito assinaram um termo de cooperação, com o objetivo de identificar oportunidades de parcerias nas áreas de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.

“Trata-se de um acordo amplo, que envolve troca de experiências em diversos setores”, esclareceu o prefeito, citando, além do Parque Tecnológico, o programa Escola Interativa e o sistema de monitoramento com câmeras.

“O conhecimento se transforma em tecnologia, a tecnologia se transforma em inovação e a inovação se transforma em inclusão social, e é isso que estamos trazendo para as escolas municipais: conhecimento com tecnologia dentro da sala de aula. O que o Equador, o que Yachay estão desenvolvendo mostra visão de futuro. Assim como São José dos Campos”, completou o prefeito.

Para Hector Eduardo Rodriguez Chávez, gerente geral de Yachay, “São José dos Campos é provavelmente o polo tecnológico mais importante da América Latina no setor aeronáutico. É um exemplo de como a cooperação entre indústrias, governos e entidades de pesquisa pode transformar a economia produtiva de uma cidade”, opinou

“A maior riqueza desta relação não é o aspecto financeiro e sim a troca de experiências entre as duas partes”, insistiu o prefeito, lembrando que “a disseminação do conhecimento, da tecnologia e da inovação significa inclusão social e melhor qualidade de vida para a população”, disse.

Presente na solenidade, o diretor geral do Parque Tecnológico, Horácio Forjaz, ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa. “Recebemos delegações do México, da Venezuela e da Colômbia, mas a parceria com Yachay será a primeira deste tipo para o Parque”, afirmou.

A visita

O avião com a comitiva do Presidente equatoriano pousou em solo joseense nesta quarta-feira, às 6h30. Ele foi recebido pelo prefeito e homenageado com honras de Chefe de Estado pela guarda de honra do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA) e também da Guarda Civil Municipal.

O presidente do Equador veio acompanhado por ministros e secretários e por empresários equatorianos que vieram para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Parque Tecnológico. Todos acompanharam a assinatura do termo de cooperação entre as cidades de Yachay e São José dos Campos.

Após a cerimônia, o Presidente do Equador, acompanhado pelo prefeito, Horácio Forjaz e outras autoridades, foi a várias instalações do Parque Tecnológico. Eles visitaram a UniCastelo, Unesp, laboratórios da Embraer, Laboratório de Estruturas Leves – LEL, Carreta Escola Interativa e o Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista – CECOMPI.

No Centro Empresarial o grupo conheceu também as instalações Girofly Innovation e Fly Tecnologies. Terminada a visita, o Presidente Rafael Correa e comitiva seguiram para São Paulo.

 

Fonte: Prefeitura SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*