16 de junho de 2014 09:40

Prefeitura abre biblioteca para deficientes visuais em SJC

A nova sala é equipada com livros impressos em braile, áudio-livros e jogos para deficientes visuais

Cerca de 100 pessoas acompanharam na manhã desta terça-feira (10) a inauguração da Biblioteca Inclusiva, mantida pela Secretaria de Promoção da Cidadania no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131 – Jardim America).

A nova sala é equipada com livros impressos em braile, áudio-livros, jogos para deficientes visuais e filmes com audiodescrição que permitem a inclusão de pessoas com deficiência no mundo da leitura e dos jogos digitais. Os frequentadores também podem ter acesso via internet ao acervo de bibliotecas inclusivas em todo o país.

A cerimônia de inauguração teve exposição artística de adolescentes da Fundação Casa, um torneio de xadrez, com a presença de dois enxadristas cegos, e um sarau de poesias urbanas, além da formatura de dez mulheres da Cooperativa Futura, que participaram de um projeto voluntário de alfabetização.

Representantes de algumas instituições, como a ASIN (Associação Síndrome de Down) e o Hospital Provisão, participaram do evento e puderam ver o funcionamento dos novos equipamentos da Biblioteca Inclusiva, que vai funcionar diariamente das 8h às 20h, com acesso gratuito para toda a população.