Setorial - Nossa terra no ar.
13 de julho de 2016 08:47

Vendas do comércio recuam 9% em maio, diz IBGE

Na comparação com abril, queda foi de 1%

Por Redação

Em maio, o volume de vendas no comércio varejista caiu 9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (12).

Na comparação com abril, quando registrou alta de 0,3%, o recuo foi de 1%, o maior para o mês desde 2000. O resultado está 12% abaixo do ponto mais alto da série, observado em novembro de 2014.

De janeiro a maio, as vendas acumulam queda de 7,3% e, nos últimos 12 meses, de 6,5%.

De acordo com o IBGE, as vendas que influenciaram o resultado de abril para maio foram de artigos de uso pessoal doméstico, de lojas de departamento, por exemplo (-2,4%) e móveis e eletrodomésticos (-1,3%).

Também registraram queda as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,8%), combustíveis e lubrificantes (-0,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), além de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2%).

Já as vendas de tecidos, vestuários e calçados apresentaram alta de 1,5%. Já os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não registraram variação.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.