26 de julho de 2016 09:39

Prévia da inflação oficial sobe para 0,54% em julho

Os preços dos alimentos continuam pressionando o índice

O Índice de Preços ao Consumidor – Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, passou de 0,40% em junho para 0,54% em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (21) no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o total acumulado no ano é de 5,19%, abaixo dos 6,9% registrados em igual período do ano anterior. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 8,93%

Em julho de 2015, a taxa havia sido 0,59%.

Os preços dos alimentos continuam pressionando a inflação, chegando a subir 1,45% na relação com a prévia de junho, exercendo 0,37 ponto percentual sobre a alta do mês. Com alta de 0,37% em julho e participação de 69% do IPCA-15 no mês, o grupo alimentação e bebidas acusou a mais elevada variação para os meses de julho desde a alta registrada em 2008: 1,75%.

Também mais uma vez o feijão-carioca, cujos preços subiram, em média, 58,06%, foi, isoladamente, o item que exerceu o maior impacto no índice do mês, 0,18 ponto percentual.