Setorial - Nossa terra no ar.
04 de abril de 2016 07:45

Lançamento do projeto Ubatuba à Frente destaca geração de emprego e desenvolvimento do turismo

Parceria entre Prefeitura, Sebrae e Comtur, iniciativa proporciona capacitação e desenvolvimento empresarial na cidade

Por Redação

Centenas de pessoas entre micro e pequenos empresários, pessoas físicas, representantes da Prefeitura e alunos da Etec compareceram ao Centro de Convenções de Ubatuba para prestigiar o lançamento do projeto Ubatuba à Frente – uma parceria entre Prefeitura, Sebrae-SP e Comtur, que vai oferecer cursos, oficinas e palestras gratuitas a micro e pequenos empresários sobre temas como vendas, finanças, marketing, inovação, planejamento e liderança.

Serão 80 empresas participantes dos segmentos de hospedagem, alimentação fora do lar, comércio varejista e beleza. Durante a programação, discursos destacaram a importância do projeto para a manutenção do saldo positivo de empregos na cidade e manutenção do combate à sazonalidade e promoção do turismo na cidade o ano todo.

Cerimônia

Na ocasião, foi entregue ao prefeito Mauricio Moromizato o atestado de município com a Lei Geral implementada – que criou condições favoráveis para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas na região, bem como foi assinado o convênio de parceria entre as instituições responsáveis pela realização do projeto.

José Lindolfo Candinho, presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba), agradeceu a presença de todos, principalmente aos empresários e aos que vão compor a parceria e, antes de suas palavras, fez um panorama sobre os avanços da Comtur desde 2013.

“Para que possamos melhorar, o ano passado, nós fechamos uma parceria com o Sebrae- SP com alguns cursos piloto e deu muito certo. Aí, nós ampliamos, inclusive com mais cursos como capacitação de mão de obra e gestão de lojas. Vamos assinar hoje a parceria desse ano, que teremos um leque de cursos muito grande. Peço que os empresários participem e nos ajudem a melhorar qualidade no atendimento ao turismo, que é o que a gente precisa para que Ubatuba seja lembrada sempre”, ressaltou Candinho.

Representando o presidente da Associação Comercial de Ubatuba – Aciu, Márcio Gonçalves Maciel, o diretor do órgão, Marcello Siani, parabenizou a iniciativa e falou sobre a expectativa da Aciu de que o empresariado local participe e utilize o conteúdo e falou do compromisso da instituição de contribuir com a divulgação do conteúdo do projeto aos interessados visando o fortalecimento do comércio ubatubense frente aos demais destinos turísticos.

O gerente do escritório do Sebrae de São José dos Campos, Rodrigo Matos do Carmo, afirmou que Ubatuba é uma das principais cidades da região que pertence à regional de São José dos Campos e elogiou os empresários do município, destacando que são participativos e estão sempre querendo melhorar a gestão. “Nós queremos dar um ‘banho de gestão’ nas empresas de Ubatuba. Vamos trazer o que o Sebrae tem de mais moderno para Ubatuba a partir das próximas semanas. Vai ter muita ação – a maior parte, para o dono e gerente, porque eles precisam ser exemplo dentro da empresa. Essa é a proposta”, destacou Carmo.

O prefeito Maurício Moromizato comemorou a parceria e a realização de um evento de empreendedorismo no município. Em suas palavras, ele comentou sobre a importância do apoio do Sebrae, reconheceu o esforço dos funcionários que trabalharam para implementar o projeto e ressaltou a implementação da legislação. “Dificilmente teríamos condições de fazer um evento desses se não tivéssemos uma empresa privada, com a maioria dos acionistas públicos – numa parceria entre Prefeitura, Sebrae, Comtur e empresários”, disse Mauricio. Ele complementou, falando sobre os índices positivos da geração de emprego no município, com um saldo de 545 oportunidades geradas, consolidando o maior índice do Vale do Paraíba. “Fica aqui além do registro, o agradecimento, porque isso não foi fruto de uma pessoa só e sim, do conjunto de empreendedores, empresários, de políticas que passou por divulgação na cidade, por melhor organização, por capacitação – com o Sebrae aqui agora”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*