11 de abril de 2016 08:48

Inflação em março fica em 0,43%, diz IBGE

Taxa é a menor para o mês desde 2012

O Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), a inflação oficial, fechou março em 0,43%, após avançar 0,9% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Taxa é a menor para o mês desde 2012.

No ano, o indicador acumula alta de 2,62% e, em 12 meses, de 9,39%.

A desaceleração foi puxada sobretudo por gastos com energia elétrica. Houve queda de 3,41% na conta de luz, devido à redução da bandeira tarifária, uma taxa extra na conta.

O grupo de alimentos e bebidas subiu ao passar de 1,06% para 1,24%. As frutas, por exemplo, ficaram mais caras, com alta de quase 9%. Também registraram aumento itens como cenoura (14,52%), açaí (13,64%), alho (5,70%), leite (4,57%) e feijão-carioca (4,10%). Por outro lado, o preço do tomate, que durante meses foi considerado o vilão da inflação, ficou 7,43% mais em conta.

Por outro lado, subiram menos os preços relativos a transportes (de 0,62% para 0,16%); saúde e cuidados pessoais (de 0,94% para 0,78%); despesas pessoais (de 0,77% para 0,6%) e educação (de 5,9% para 0,63%).