13 de maio de 2016 09:02

Desemprego será revertido até fim de 2016, diz ministro

Ronaldo Nogueira integra nova equipe do governo

Após tomar posse no Palácio do Planalto, nessa quinta-feira (12), o novo ministro do Trabalho, deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS), afirmou que o desemprego será revertido até o fim deste ano, mas não deu detalhou de como isso será feito.

“Precisamos acreditar no potencial do Brasil e do seu povo”, disse.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação chegou a 10,9% no primeiro trimestre deste ano, e a população desocupada chegou a 11,1 milhões de pessoas. É é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012.

Ao ser questionado sobre as críticas de movimentos sociais de que direitos trabalhistas poderão ser reduzidos pelo governo do presidente interino Michel Temer, Nogueira afirmou que o discurso de Temer durante a posse mostra que haverá preservação dos programas sociais e dos direitos.

“Os movimentos sociais têm direito de externar suas preocupações. Mas acredito que a fala do presidente Michel Temer vem na direção de tranquilizar os movimentos sociais, porque todos os programas serão mantidos. Em nenhum momento, o presidente disse que vai cortar direitos, os direitos serão preservados. Mas a modernização é fundamental para que haja estabilidade no mercado. Esse será um governo de diálogo”, afirmou.