29 de junho de 2016 14:46

Desemprego fica em 11,2% no trimestre encerrado em maio

É o maior índice desde 2012, diz IBGE

A taxa de desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado em maio, segundo dados divulgados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Índice é maior do que a registrado no mesmo período de 2015 (8,1%), e também do que o trimestre anterior, de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 (10,2%).

No trimestre de março a maio, o número de desempregados no Brasil chegou 11,4 milhões de pessoas. Em um ano, são aproximadamente 3,3 milhões a mais de desempregados, e em relação ao trimestre anterior, cerca de 1,1 milhão a mais.

De acordo com o IBGE, a população ocupada (90,8 milhões de pessoas) apresentou estabilidade em relação a fevereiro de 2016. Já em relação a maio de 2015, houve um recuo de 1,4%, ou seja, menos 1,2 milhão de pessoas. Os empregos com carteira assinada no setor privado apresentaram quedas de 1,2% em relação a fevereiro e de 4,2% na comparação com maio do ano passado.