Setorial - Nossa terra no ar.
23 de março de 2016 09:27

Comércio da região de Taubaté recua 4,4% em 2015

Em dezembro, queda foi de 0,6% em comparação com o mesmo mês de 2014

Por Redação

O ano de 2015 não foi bom para o comércio. Segundo os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté), a região sofreu uma de 4,4% nas vendas, quando comparadas com  2014. Em dezembro, considerado o melhor período do ano, a retração foi de 0,6%.

 

Os números são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

 

No último mês do ano, entre as nove atividades analisadas, cinco apontaram queda em relação a dezembro de 2014. Os setores de concessionárias de veículos, cujo faturamento retraiu 18,7%, e de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-16,8%) foram determinantes para a queda nas receitas do varejo na região e cada um contribuiu negativamente com 2,2 pontos porcentuais para o resultado geral. Outra atividade que apresentou queda nas vendas foi a de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos (-9,2% e colaboração de -0,7 p.p.).

 

Já os setores de supermercados (8,7% e contribuição de 2,8 p.p.), de outras atividades (5,4% e colaboração de 1,2 p.p.) e de farmácias e perfumarias (14,8% e impacto positivo de 0,9 p.p.) impediram um resultado geral pior.

sincovatA pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté – composta por 39 municípios.

 

Fonte: Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*