23 de junho de 2014 09:05

No próximo dia 25, Sinfônica apresenta músicas de Beethoven e Guerra-Peixe

Orquestra Sinfônica vai se apresentar dia 25 no Teatro Municipal

Os ingressos para o próximo concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) começam a ser distribuídos nesta quarta-feira (18), na portaria do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais 302 – Vila Adyana). É permitida a retirada de até dois ingressos por pessoa.

O concerto será no dia 25, às 20h, no Teatro Municipal (Rua Dr. Rubião Junior 84) no centrode São José dos Campos, com participação dos convidados Carlos Eduardo Moreno, que regerá o concerto, e a solista Ana de Oliveira. Serão apresentadas obras de Beethoven (1770-1827), do brasileiro Guerra-Peixe (1914-1993) e de Mendelssohn (1809-1847).

Natural de Petrópolis (RJ), Carlos Moreno atuou como Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Santo André de 2009 a 2013 e é o Regente da Orquestra Experimental de Repertório (São Paulo). Ele foi o vencedor do 5º Concurso Latino-Americano para Regentes, promovido pela Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e, em 2006, foi o primeiro brasileiro a atuar como professor de regência no International Workshop for Conductors, na República Tcheca.

“Fiquei muito feliz com o convite do maestro Marcello Stasi e por poder conhecer esse importante trabalho realizado em São José dos Campos. O programa escolhido traz uma homenagem ao centenário do nascimento de Guerra Peixe, com a emblemática obra ‘Concertino para Violino e Orquestra’, inspirada na rabeca nordestina. A Sinfonia de Mendelssohn é uma das peças mais importantes do repertório internacional, além de ser uma execução desafiadora para qualquer orquestra, pela sua complexidade e transparência. O venerado Beethoven também estará presente com uma obra dramática e de refinamento técnico”, conta Carlos Eduardo Moreno.

A violinista Ana de Oliveira iniciou seus estudos aos cinco anos de idade. Graduou-se na Alemanha e atua como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa, e como camerista e pedagoga em festivais no Brasil e exterior. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, entre 1999 e 2009 e é coordenadora pedagógica da Etapa Educativa do Movimento MIMO desde 2005, ano de sua criação.

A OSSJC foi criada em 2004 e tem Marcello Stasi como seu regente titular e diretor artístico. A Orquestra é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora.

Além das apresentações regulares da OSSJC, o grupo possui os conjuntos de câmara Orquestra de Cordas e Quarteto de Cordas.

Mais Informações: www.orquestrasjc.org.br e facebook.com/orquestrasjc.

Repertório
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Abertura Coriolano Op. 62

César Guerra-Peixe (1914-1993)