Setorial - Nossa terra no ar.
05 de junho de 2014 14:13

Boeing inaugura seu centro de pesquisa em SJC

Por Redação
Foto: Claudio Capucho/ PMSJC
Foto: Claudio Capucho/ PMSJC

A multinacional norte-americana Boeing inaugurou nesta quarta-feira (4), no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o seu centro de pesquisa avançada. É o sexto desse tipo fora dos Estados Unidos e o primeiro na América Latina, e vai se dedicar principalmente à pesquisa de biocombustíveis de uso aeronáutico.

O ato inaugural do centro, com corte simbólico de fita, foi feito pela presidente da Boeing no Brasil, Donna Hrinak, o prefeito e o diretor do Parque Tecnológico, Horácio Forjaz. A ex-embaixadora americana no Brasil e presidente da Boeing no Brasil declarou que “esse Centro é a concretização de nossa vontade de investir no Brasil.”

Maior empresa aeroespacial do mundo, a Boeing, fundada em 1916 em Seattle (Washington), é líder na fabricação de jatos comerciais e sistemas de defesa, espaço e segurança. A empresa tem mais cinco centros semelhantes na Espanha, Austrália, China, Índia e Rússia, mas sua decisão de se instalar em São José não foi por acaso.

“O ambiente inovador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, bem como sua proximidade das instituições de pesquisa parceiras, mais o apoio do município, fazem da cidade o lugar ideal para o trabalho de pesquisa e tecnologia da Boeing no pais”, disse Al Bryant, vice-presidente do Centro de Pesquisa e Tecnologia da companhia no Brasil.

O Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil já definiu várias frentes de trabalho e fechou parcerias com diversas empresas e instituições de São

Foto: Claudio Capucho/ PMSJC
Foto: Claudio Capucho/ PMSJC

José e do Estado de São Paulo. Com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), estudará ciências de voo, energia e meio ambiente, materiais avançados e educação e treinamento em engenharia.

“A inauguração deste centro é um marco na história de nossa cidade. Há quase 45 anos, nascia aqui a empresa que se tornaria a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. Agora, a número um do setor também está oficialmente representada aqui. Isso é muito importante para o desenvolvimento econômico do município, mas também é estratégico para o estreitamento das relações entre Brasil e Estados Unidos”, disse o prefeito.

Embraer e Boeing firmaram um acordo para desenvolver pesquisas conjuntas na área de biocombustíveis. Com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ela terá um centro de pesquisas em gerenciamento de cultivo de safras energéticas, sensoriamento remoto e agricultura de precisão, com aplicação de técnicas desenvolvidas originalmente para uso aeroespacial.

“A vinda desta grande empresa do setor aeroespacial a São José mostra que os países desenvolvidos acreditam em um futuro de grandes oportunidades no Brasil e na América Latina”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

A empresa tem parcerias com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a USP (Universidade de São Paulo). Com a primeira, pesquisará materiais sustentáveis para aviação. Já com a segunda, estudará comportamento de multidões e análises visuais.

“A Boeing é definida por sua vantagem tecnológica. Trabalhar com líderes em tecnologia ao redor do mundo ajuda a empresa a assimilar novas ideias e processos inovadores em seus produtos e programas”, finalizou Bryant.

 

Fonte: Prefeitura SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*