15 de março de 2016 16:22

Ministério da Saúde anuncia novos investimentos para combate ao zika

O Ministério da Saúde anunciou o investimento de 10 milhões e 400 mil reais para a Fundação Oswaldo Cruz utilizar no desenvolvimento de estudos de combate ao Zika.

Deste montante mais de 4 milhões serão destinados ao financiamento da vacina contra o vírus. Já os 6 milhões restantes serão para projetos de cooperação bilateral para pesquisas de Zika e microcefalia entre a Fiocruz e os institutos nacionais em saúde.

O valor repassado pelo governo será feito por descentralização de crédito orçamentário, ou seja, será transferida uma unidade orçamentária sob a supervisão do Poder Executivo.

Diante da situação de emergência em saúde, o investimento do Ministério da Saúde em estudos científicos já ultrapassa r$ 125 milhões para o desenvolvimento de vacinas e soros para as doenças causadas pelo vetor. A aposta em novas tecnologias é um dos eixos do plano nacional de enfrentamento ao aedes aegypti e à microcefalia que está sendo executado pelo governo federal, além da parceria com os governos estaduais e municipais.

Exames de sangue foram feitos em diversas regiões do país e agora o Ministério da Saúde vai incluir o vírus Zika no teste NAT realizados nessas bolsas de sangue. Esta ação terá o apoio dos estados unidos e a expectativa é que o brasil se torne um centro de referência para validação dos ensaios ou testes moleculares de tem o vírus Zika como alvo.