Setorial - Nossa terra no ar.
01 de abril de 2014 09:41

Vale do Paraíba terá programação especial na Semana Nacional do Microempreendedor

Programação preparada pelos escritórios regionais do Sebrae-SP é gratuita e inclui palestras, oficinas e orientações do Sebrae Móvel

Por Redação

O Sebrae realiza a partir desta segunda feira (31/03), em todo o País, a 6ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A ação, que segue até sábado, é realizada anualmente em comemoração à criação da categoria e tem os objetivos de incentivar a formalização de novos negócios e de capacitar os profissionais que já atuam de maneira regular.

 

Durante a Semana do MEI, o Vale do Paraíba receberá uma série de eventos gratuitos, que serão realizados em São José dos Campos, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, onde estão programadas palestras, oficinas e consultorias gratuitas dos especialistas do Sebrae-SP e de outras entidades parceiras do empreendedor.

 

Os atendimentos vão abordar orientações sobre a formalização, abertura de novos negócios, obtenção de crédito e aperfeiçoamento de gestão em áreas como marketing, finanças, planejamento, gestão de pessoas, legislação, qualidade no atendimento e produção. Confira abaixo a programação completa da Semana do MEI, com a relação de eventos, horários e endereços.

 

Sebrae Móvel

Além do atendimento nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP em São José dos Campos e Guaratinguetá, uma caravana do Sebrae Móvel vai  percorrer a região. Nesta segunda e terça feira, os quatro veículos do escritório itinerante estarão no estacionamento do Vale Sul Shopping para realizar o atendimento ao público.

 

Na sexta-feira (4/4), as vans do Sebrae Móvel estarão em Pindamonhangaba, na Praça do Quartel. Em ambos os municípios, o atendimento será das 9h às 17h. Os técnicos do Sebrae-SP vão fornecer orientações sobre a formalização do MEI e também poderão tirar dúvidas, daqueles profissionais que já possuem CNPJ inscrito na categoria, sobre aspectos gerais de aperfeiçoamento da gestão.

 

O Sebrae Móvel em São José tem apoio do BEJ (Banco do Empreendedor Joseense), Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Vigilância Sanitária Municipal, Assecon (Associação dos Contabilistas), INSS e Procon.

 

Em Pinda, o Sebrae Móvel tem apoio da ACIP (Associação Comercial e Industrial) de Pindamonhangaba, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Povo, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Prefeitura de Pindamonhangaba e Secretaria de Agricultura.

 

Histórico

Criada em 2008, a Lei do Microempreendedor Individual permite que o trabalhador informal se legalize e passe a ter benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria. Para ser MEI, é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

 

Algumas categorias que se enquadram no MEI: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, cabeleireiros, manicures, entre outros. Atualmente as 39 cidades da RM do Vale do Paraíba contam com 46.094 microempreendedores individuais, representando várias categorias profissionais e estabelecimentos comerciais.

 

6ª SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

 

Programação em São José dos Campos
1º DE ABRIL
9h às 17h – Caravana Sebrae Móvel: espaço destinado para futuros empreendedores e microempreendedores individuais que tenham interesse em receber dicas e orientações sobre formalização e gestão de negócios.
Local: Vale Sul Shopping (Avenida Andrômeda, 227, Jardim Satélite)

DIA 1º/4
10h às 12h – “Sebrae Responde: Conheça as funcionalidades gratuitas do portal do empreendedor”
15h às 17h – “Sebrae Responde: A Vigilância Sanitária para empresas de alimentação”
15h às 18h – Oficina “Sei empreender”
18h – Curso Apreender a Empreender- Sabor e Gestão
18h – Palestra ” Economia Criativa: cultura e desenvolvimento”

DIA 2/4
10h às 12h – Palestra “Como se tornar Microempreendedor Individual”
14h às 16h – “Sebrae Responde: linhas de crédito para microempreendedor individual”
18h às 21h – Oficina “Sei controlar meu dinheiro”
18h30 às 20h30 – Palestra “Conheça seu mercado”

DIA 3/4
10h às 12h – “Sebrae Responde: direitos da previdência social para o microempreendedor individual”
15h às 17h – “Sebrae Responde: como contratar um funcionário”
18h às 21h – Curso “aprender a empreender sabor e gestão”
18h às 21h – Oficina “Sei vender”

DIA 4/4
10h às 12h – “Sebrae Responde: o MEI e o Código de Defesa do Consumidor”
15h às 17h – Palestra “Como se tornar Microempreendedor Individual”
15h às 18h – Oficina “Sei comprar”
16h às 18h – “Sebrae Responde: planejamento de cardápios e custos para venda de marmitex”

DIA 5/4
10h às 12h –  “Sebrae Responde: obrigações legais, tributação e contabilidade, desenquadramento do microempreendedor individual”
14h às 17h – Oficina “Sei controlar meu dinheiro”

LOCAL: Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos (Rua Humaitá, 227 – Centro, São José dos Campos – SP)

Programação em Guaratinguetá

31/3 – 9h às 12h – Oficina: SEI Unir Forças

1º/4 – 14h às 17h – Oficina: SEI Empreender

2/4 – 9h às 12h – Oficina: SEI Comprar

3/4 – 9h às 12h – Oficina: SEI Planejar

4/4 – 9h às 12h – Oficina: SEI Vender

5/4 – 9h às 12h – Oficina: SEI Controlar meu Dinheiro

Local: Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá (Rua Duque de Caxias, 100, Centro)

 

Programação em Pindamonhangaba – Sebrae Móvel

4/4 – Sexta-feira

14h às 17h – Oficina: SEI Vender

09h às 17h – Atendimentos: Sebrae-SP, Acip, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Povo, CATI, Secretaria da Agricultura e ACIP

 

5/4 – Sábado

9h às 12h – Oficina: SEI Controlar meu Dinheiro

9h às 17h – Atendimentos: Sebrae-SP, Banco do Brasil, Banco do Povo e Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba.

 

Local: Praça José de Faria Fialho (Praça do Quartel) – Rua Coronel Francisco Bicudo de Mello, Centro – Pindamonhangaba.

 

Mais informações pelos telefones (12) 3132-6777 ou 3922-2977.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/ Guaratinguetá

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*