26 de maio de 2014 08:49

Semana do Meio Ambiente 2014 começa na terça e vai até dia 14

Foto: Tião Martins/ PMSJC

Com o tema “Crescer e preservar: isso é da nossa natureza”, a Semana de Meio Ambiente 2014, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, começa nesta terça-feira (27) e prossegue até o dia 14 de junho. Serão realizadas diversas atividades de educação ambiental e de cultura em toda a cidade e no distrito de São Francisco Xavier.

A programação especial nos parques públicos será para toda a família. No domingo (1º de junho), das 9h às 13h30, será realizada uma feira ambiental no Parque Vicentina Aranha. Uma das atrações é a feira de produtos agroecológicos e artesanais que, além de alimentos naturais, trará a riqueza da produção rural local.

Outra novidade será a feira de trocas, que convida os visitantes a trazerem CDs, DVDs e livros sem uso para serem negociados e trocados com outros participantes. Esta ação incentiva alternativas para evitar o consumismo, gerando menos resíduos e melhorando o convívio com as pessoas. O grupo Cordas da Mantiqueira fará um show musical na manhã ambiental, a partir das 11h.

Nos dias 6 e 7 de junho, a feira ambiental segue para o Parque da Cidade, que concentrará ainda exposições, oficinais ecológicas, música e teatro das 9h às 17h.

Esporte e natureza também estão na agenda. A volta ciclística será no sábado (7 de junho) e passará pelo Parque Linear do Rio Paraíba do Sul e Parque Boa

Foto: Tião Martins/ PMSJC

Vista na Zona Norte e pelo Parque Ribeirão Vermelho no Urbanova, num percurso de 26 quilômetros. A largada será às 8h do Pavilhão Gaivotas. O show de Jane Duboc anima o público também no sábado (7), às 15h, com sucessos da MPB.

São Francisco Xavier

A Semana também agita o distrito de São Francisco Xavier com a participação ativa da comunidade e de movimentos sociais. De 2 a 6 de junho serão realizados plantios e oficinas nas escolas do distrito, diagnóstico do Rio do Peixe na parte da manhã, e sessões de cinema ambiental em diversos bairros, às 19h.

No sábado (7 de junho), ocorrerá a tradicional limpeza do Rio do Peixe, com concentração na Cachoeira Pedro David, seguida de uma série de atividades na Praça Conego Manzzi, a partir das 9h. No domingo (8 de junho) a praça também será palco de exposições, oficina e música, das 10h às 14h.

Mobilização Social

A semana é dedicada à conscientização sobre as questões ambientais locais e globais, além da reflexão sobre as atitudes que contribuem para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida. Diversas atividades vão estimular gestos de cidadania ambiental.

No sábado (31 de maio), a partir das 9h, os moradores do Bosque dos Ipês realizam, em conjunto com a Prefeitura, uma mobilização pela preservação da nascente do bairro. Na segunda-feira (2 de junho), a nascente do Urbanova também recebe plantio de mudas com a participação de moradores e alunos da Fundhas Monsanto.

Os frequentadores da academia ao ar livre do Parque Alambari (Campos de São José) serão convidados para uma atividade diferente na manhã do dia 2 de junho. O plantio de mudas em torno da academia, marca o início de uma ação que, além de ampliar a arborização para todas as academias da cidade, vai torná-las espaços educativos, onde a percepção relacionada ao bem estar, saúde, qualidade de vida e meio ambiente será despertada.

A Semana conta ainda com cinema ar livre, oficinas ecológicas nas Casas de Cultura da cidade, palestras e debates técnicos.

Parceiros

A Semana de Meio Ambiente é realizada com o apoio e integração de órgãos municipais, empresas e entidades: Fundação Cultural Cassiano Ricardo – FCCR, AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura, Fundhas, Secretaria de Promoção da Cidadania, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Serviços Municipais, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Transportes, Urbanizadora Municipal S/A, Cecompi, Parque Tecnológico, Ipplan, Sesc, ICMBio, Univap, Sabesp, Monsanto, Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva, Coletivo Pupa Permacultura, Associação de Engenheiros e Arquitetos, ONG Celebreiros, Espaço Cultural Ventos Uivantes, Associação Cultural dos Moradores de Lavras e Conselho, Oficina Cultura Altino Bondesan e Conselho Gestor da APA de São Francisco Xavier.

A programação completa está disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br)