Setorial - Nossa terra no ar.
08 de janeiro de 2014 10:00

Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba executa plantio de mudas

Ações buscam recuperar áreas de preservação e ruas da região central do município

Por Redação

A Secretaria de Meio Ambiente, com a colaboração da Administração Regional Sul, da Secretaria de Obras e da empresa Resitec, plantou mil e duzentas mudas de árvores na área do rio do Boi, localizada no bairro da Maranduba.

Este tipo de intervenção em uma área de proteção permanente foi necessária para reparar o dano ambiental instalado no local. As gestões anteriores omitiram-se quanto à sua obrigação de recuperar as margens do rio e o passivo ambiental gerou um processo contra a prefeitura.

Com o plantio das mudas, a nova gestão não só faz cumprir a lei, como também evita que a área degradada tenha mais erosão das margens e maior assoreamento dos rios.

Além disso, o plantio de árvores e o cercamento da área ajudam a coibir usos impróprios, como por exemplo, o descarte ilegal de resíduos sólidos e lixo.

A recuperação da área degradada requer o plantio de espécies vegetais nativas, que tenham função ecológica ou de proteção do solo.

São casos típicos de recuperação, o plantio de gramíneas e outras herbáceas em taludes e encostas, para a prevenção de escorregamentos, para o reflorestamento de morros ou da mata ciliar.

No caso do rio do Boi, trata-se da recuperação da mata ciliar no sentido de proteger as margens do rio da erosão. Além disso, o reflorestamento tem como consequência direta o aumento da fauna no local.

 

Região Central

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Bioempreendimentos, desenvolveu um plano de arborização da área central do município, favorecendo espécies nativas, especialmente de flores (ipês, quaresmeiras) e frutíferas.

As primeiras árvores devem ser plantadas ainda em janeiro na rua Guaicurus, no trecho que vai da divisa do aeroporto até o corpo de bombeiros.

O secretário municipal Juan Blanco Prada conta que em 2013 foram plantados dezenas de ipês e outras árvores na região central, em reposição de árvores que tiveram que ser retiradas por diferentes razões.

“Além disso, a secretaria trabalha na criação de uma série de parques fluviais, recuperando algumas áreas degradadas próximas aos rios que cortam as áreas mais urbanizadas do município,” explica o secretário.

 

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*