Setorial - Nossa terra no ar.
21 de agosto de 2014 11:23

São José dos Campos recebe as nove ambulâncias do SAMU

Por Redação
Foto: Charles de Moura/ PMSJC
Foto: Charles de Moura/ PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou na manhã desta quarta-feira (20) as nove ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que entrará em operação na cidade no mês de setembro. Os equipamentos foram apresentados no COI (Centro de Operações Integradas), na Praça Afonso Pena, e serão utilizados nas sete bases que o serviço terá no município.

Para o prefeito Carlinhos de Almeida, as ambulâncias formam uma frota de salvar vidas. “O SAMU foi um compromisso de campanha que temos orgulho de ver se realizando. Muitas cidades, menores que São José já tinham esse serviço há muito tempo. Agora podemos dizer que aqui também temos SAMU”, disse.

Para o secretário de Saúde Paulo Roitberg, a chegada das ambulâncias deixa claro que o SAMU, uma antiga reivindicação da população joseense, já é realidade. “É a concretização de um sonho. O maior presente que a prefeitura poderia disponibilizar para a cidade. E, com certeza, vai tornar mais eficiente nosso atendimento pré-hospitalar em casos de urgência e emergência”, disse.

Entre as nove ambulâncias que chegaram duas são de suporte avançado e sete de suporte básico. Todas as unidades estão equipadas com tablets que estabelecerão um link direto com a Central de Regulação, junto ao COI, durante os atendimentos, informando em tempo real a situação encontrada pelos atendentes do serviço.

Além disso, o serviço será integrado às câmeras do COI, o que fará com que as equipes médicas possam ver o local de um acidente, por exemplo, antes e durante o atendimento, por meio dos tablets. Ao todo, 32 médicos, 10 enfermeiros, 41 técnicos em enfermagem e 36 motoristas farão parte das equipes de São José dos Campos.

O SAMU em São José dos Campos, por conta de todo o sistema de câmeras e monitoramento disponível no município, servirá de modelo no estado de São Paulo. A cidade terá um atendimento de primeiro mundo em urgência e emergência, aumentando a chance de sobrevida do paciente.

Inauguração da Central

Na sexta-feira (22), será inaugurada a Central de Regulação do SAMU, construída junto ao COI. A cerimônia terá a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e ocorrerá no COI, a partir das 8h.

Logo após, será realizada uma simulação de atendimento do SAMU, que servirá como treinamento para as equipes que atuarão na cidade. A previsão, é que em setembro o serviço esteja em pleno funcionamento na cidade.

 

Fonte: Prefeitura de SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*