Setorial - Nossa terra no ar.
17 de junho de 2016 08:42

Qualifica forma turma de Cuidador de Idosos e Pessoas com Deficiência

Por Redação
Foto: Cláudio Capucho/ PMSJC
Foto: Cláudio Capucho/ PMSJC

O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos formou nessa quarta-feira (15) a primeira turma do curso de Cuidador de Idosos e Pessoas com Deficiência, com 43 alunos. Realizado pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a formação, com 80 horas, foi ministrada pelo SENAC.

Presente na cerimônia realizada na Casa do Idoso Norte, o prefeito destacou a importância do curso e da parceria com o SENAC, que já qualificou quase 13 mil pessoas, entre cursos, palestras e oficinas. O chefe do executivo comentou também sobre o mercado de trabalho para cuidadores de idosos, cada vez mais crescente, em função do aumento da expectativa de vida do brasileiro, além do amparo para as pessoas com deficiência.
“A formação em cuidador de idosos e pessoas com deficiência vem de encontro as demandas desse segmento em pleno crescimento. A dinâmica do Programa Qualifica, que tem parceiros como o SENAC, permite aos alunos a formação necessária para a busca de oportunidades no mercado de trabalho. Tenho certeza de que, como na turma anterior que abrangia só cuidador de idosos, muitos de vocês logo estarão exercendo a atividade”, disse o prefeito.
Participaram também da cerimônia, o secretário de Relações do Trabalho, e a secretária de Desenvolvimento Social. Representando o SENAC São José dos Campos, o executivo de contas, Antonio Souza de Lima Neto, além da diretora da Vila de Assistência e Proteção dos Idosos (VAPI), Maria Guimarães, entidade que administra a Casa do Idoso Norte, e a coordenadora das Casas do Idoso, Ivanilda Martins Venâncio.
Para o coordenador dos cursos de enfermagem no SENAC, Geovane Francisco de Castro, a formação das alunas visa prepará-las para exercer o cuidado de maneira correta. “As formandas estão habilitadas para prestar assistência aos idosos e às pessoas com deficiência, dentro do lar, de maneira doméstica, bem como auxiliar as famílias.”
Bolsista do PIQ (Programa de Incentivo à Qualificação), Maria José Bezerra dos Santos comemorou a conquista do diploma. “Agradeço a oportunidade que a Prefeitura me deu em cursar e concluir esse curso maravilhoso. Quero trabalhar na área, pois gosto muito. Já fiz pelo Prodec o curso de cuidador infantil, também pelo SENAC e Prefeitura”, disse a bolsista.
Para a aluna Fabiana Almeida Souza, que já atua na profissão, o curso foi muito importante. “Eu trabalho há um ano como cuidadora de uma pessoa com deficiência. Sem sombra de dúvida, essa iniciativa da Prefeitura é importante. Tanto a parte técnica, aprender a observar, a aferir a pressão, a importância do cuidado correto e a como se comportar em várias situações, mas principalmente a se cuidar. Aprendemos como não sobrecarregar a coluna, por exemplo. Valeu muito a pena.”
Qualifica São José
Desde a sua criação em 2013, o programa realizou 153 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante. Mais de 14 mil pessoas já passaram pelos cursos e outras atividades oferecidas.
Em 2016, já foram ofertados 32 cursos, com 801 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.
O programa também realizou quatro treinamentos na área de hidráulica, com 400 vagas disponibilizadas e cinco oficinas de artesanato com 150 vagas. Outras informações sobre o programa da Secretaria de Relações do Trabalho, no site da Prefeitura.
Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.
Fonte: Prefeitura de SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*