10 de dezembro de 2013 12:12

Evento para comemorar Dia Nacional do Cego

2ª Caminhada Consciente fazem parte da programação

Para comemorar o Dia Nacional do Cego, 13 de dezembro, o Centro de Reabilitação do Próvisão vai realizar um dia com diversas atividades. Neste dia, os pacientes da reabilitação farão apresentação de goalball, matroginástica e apresentações musicais. A 2ª Caminhada Consciente faz parte da programação e deve acontecer nas dependências do Parque da Cidade. O evento acontece no Pavilhão Gaivotas, no Parque da Cidade, das 8h30 às 13h.

O objetivo principal do evento é conscientizar a comunidade quanto às potencialidades da pessoa com deficiência visual, bem como oportunizar às pessoas com deficiência visual a vivência do treino de orientação e mobilidade e o acesso aos diferentes ambientes sociais.

O Dia Nacional do Cego foi criado pelo então presidente da república  Jânio da Silva Quadros . Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e solidariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível. A ser comemorado todo dia 13 de dezembro.

As atividades são abertas ao público. Mais informações pelo telefone (12) 3919-3200.

Sobre o Centro de Reabilitação Próvisão

Primeiro serviço criado pela entidade para atender à população, o Centro de Reabilitação Próvisão tem como objetivo inserir a pessoa com deficiência visual na sociedade por intermédio de serviços focados na prevenção, reabilitação e capacitação.

Destacam-se a estimulação viso-motora, orientação e mobilidade, atividades de vida diária, oficina de comunicação para surdocegos, aulas de braille, soroban, mecanografia e informática adaptada, além dos serviços voltados à capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho como os desenvolvidos na Gráfica Pró-Braille e Oficina de Reciclagem Pró-Recicla.

Atualmente mais de 232 pessoas com deficiência visual e suas famílias são atendidas na reabilitação.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.