16 de janeiro de 2014 15:23

Projeto Salva Surf acontece em Itamambuca

Gratuito, curso tem objetivo de proporcionar aos surfistas noções de salvamento e primeiros socorros voltados ao afogado

Idealizado e desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, através do Grupamento de Bombeiros Marítimo, com apoio da prefeitura de Ubatuba e da Escola de Surf do Zecão, o projeto Salva Surf acontece no próximo dia 25 de janeiro na praia de Itamambuca, costa norte do município.

Gratuito, o curso tem o objetivo de proporcionar aos surfistas noções de salvamento e primeiros socorros voltados ao afogado. Inúmeras vidas já foram salvas por surfistas nessas condições.

Segundo Zecão Renó, experiente atleta ubatubense e dono de uma famosa escola de surf em Itamambuca, é importante treinar o surfista por vários motivos.

“Eles estão mais próximos das vítimas dentro da água e, em muitos casos, acabam chegando nelas antes dos bombeiros. Ao mesmo tempo, os surfistas cumprem um papel fundamental nas praias mais isoladas ou naquelas que ainda não contam com cobertura dos Bombeiros”, afirma Zecão.

Já o tenente Romano Neto, comandante do Posto de Bombeiros Marítimo de Ubatuba, informa que a intervenção em caso de afogamento só é encorajada se o surfista sentir-se totalmente seguro para tal.

Ou seja, para fazer um resgate no mar, é necessário estar minimamente preparado. “Sempre mantendo uma atitude onde não esteja exposto aos riscos presentes no salvamento”, ressalta Romano.

Projeto Salva Surf

O projeto Salva Surf, idealizado e desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros através do Grupamento de Bombeiros Marítimo, é aplicado desde 1996.

O público alvo deste projeto não são somente os surfistas. Professores de educação física, atletas e outros grupos também são bem-vindos.

Vale destacar: é necessário que os alunos sejam maiores de idade. Exceções devem ser previamente avisadas e torna-se obrigatório o recolhimento de assinaturas dos responsáveis.

As matérias ministradas são: atendimento pré-hospitalar (incluindo manobras de RCP) e maneabilidade marítima para salvamento de vítimas.

As instruções duram em média 4 horas e o curso acontece no próximo dia 25 de janeiro, a partir das 10 horas, no canto direito da praia de Itamambuca.

Vale destacar que os “formados” recebem certificado digital fornecido pelo Corpo de Bombeiros.

Inscrições

As inscrições encontram-se abertas e devem ser feitas pelo email: gbmarubatuba@hotmail.com (fornecendo o nome e o RG).

Solicita-se que o interessado leve a sua prancha de surf.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba