08 de agosto de 2014 08:30

Programação especial marca aniversário de São Francisco Xavier

sao franciscoO distrito de São Francisco Xavier completa 122 anos em 16 de agosto e, para comemorar a data, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) prepararam uma programação mesclando música, teatro, eventos infantis e esportes. As atividades começam neste sábado (9) e seguem até dia 31, a maioria delas na Praça Cônego Manzi, no centro no distrito. Todas são gratuitas.

Neste sábado (9), duas oficinas realizadas pela Casa de Cultura Júlio Neme abrem as comemorações: a de bonecos de barro, com monitoria do figureiro Benê, e a de Danças Brasileiras e Africanas, com o bailarino e percussionista Rubens Martins.

A Corrida de São Francisco Xavier será neste domingo (10), com largada e chegada na Praça Cônego Manzi. A competição é a sexta etapa do Circuito Joseense de Corridas de Rua e a quarta organizada pela Prefeitura. O evento também divulga as atrações turísticas de São Francisco Xavier, que fica em área de proteção ambiental localizada na Serra da Mantiqueira.

Na sexta-feira (15), a dupla Kleiton e Adriano sobe ao palco, a partir das 20h. Formada há seis anos, a dupla tem base musical no forró sertanejo, sertanejo universitário e sertanejo raiz xote.

No mesmo dia, a partir das 22h, a apresentação será de Rodrigo e Santa Fé. Os gêmeos, nascidos em Jacareí, estão na estrada desde os dez anos de idade. Já dividiram o palco com Jorge e Matheus, Fernando e Sorocaba, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Guilherme e Santiago, entre outros.

No sábado (16), data oficial de aniversário do distrito, a programação segue com muita música. Os shows começam às 18h com Gilson Bambuíra e Ellê Carvalho na Praça Cônego Manzi. Os músicos regionais já se apresentaram diversas vezes no distrito São Francisco Xavier. O duo traz canções que exaltam a natureza, as questões socioambientais, os personagens folclóricos, valorização da terra e a vida na roça.

Também no sábado, a partir das 20h, o palco será do grupo Trem da Viração, que apresentará músicas com elementos rítmicos, melódicos e harmônicos da cultura popular, como a catira, maxixe, batuque, pagode sertanejo, marchinha, congada, xote e baião. No repertório, estarão as músicas do mais recente CD “Chega Junto” e algumas canções dos CDs anteriores.

Para encerrar a programação de shows, às 22h, quem sobe ao palco é a dupla Mineiro e Marcelo. Com oito anos de carreira, a dupla se dedica ao sertanejo universitário.

No domingo (17), partir das 8h, será dada a largada para a corrida “4 Seasons” de mountain bike. A competição terá dois percursos: um de 36 km e, o outro, de 47 km. Ambos passarão por trilhas e propriedades rurais, que privilegiam a beleza natural do distrito. As inscrições vão até o dia 17 de agosto pelo site www.4seasonsmtb.com.br

Encerrando a programação, nos dias 29, 30 e 31 de agosto será realizado o 2º Encontro de Corais “Vozes na Mantiqueira”. O evento reúne, durante os três dias, 23 corais de diversas cidades, como São Paulo, Visconde de Mauá, Campinas, entre outros.

São Francisco Xavier

O distrito de São Francisco Xavier foi criado em 16 de agosto de 1892 pela Lei Estadual 59. A origem está ligada ao fato da localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais para comercializar nos bairros da zona norte de São José dos Campos. É considerado área de proteção ambiental federal por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

A festa em São Francisco Xavier é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, sob coordenação da Assessoria de Eventos Oficiais, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Programação do mês de agosto

Sábado (9)
Oficina ” Bonecos de Barro” (FCCR)

Oficina de Danças Brasileiras e Africanas (FCCR)