09 de janeiro de 2014 15:09

Prefeitura discute empregos e investimentos com a GM

A Prefeitura de São José dos Campos deverá se reunir nos próximos dias com a direção da General Motors do Brasil para discutir as medidas adotadas pela empresa nas últimas semanas e os planos de investimento nas unidades que ela mantém no município.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) pelo prefeito em exercício, Itamar Coppio, durante reunião com uma comissão de dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos e um grupo de trabalhadores demitidos pela montadora no final do ano passado.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Relações do Trabalho (Miranda Ueb), de Desenvolvimento Econômico (Sebastião Cavali), e de Governo (Marcos Aurélio dos Santos), além do chefe de Gabinete, Luiz Carlos Lima.

No encontro, o vice-prefeito manifestou a preocupação da administração municipal com a manutenção do nível de empregos e dos investimentos naquela planta industrial e, também, com a garantia dos direitos dos trabalhadores.

Nós vamos defender junto à empresa os interesses maiores da nossa cidade, que são a continuidade do crescimento, a geração de empregos e a atração de novos empreendimentos”, disse Itamar Coppio.

Ele explicou que esses também foram os objetivos do município ao oferecer à GM os incentivos que ela pediu para continuar investindo em São José.

Estrutura de apoio

A prefeitura colocou à disposição a estrutura criada pelo município para apoio aos desempregados, garantindo o atendimento preferencial aos eventuais demitidos pelo GM.

São ações de suporte emergencial, como a isenção do pagamento do IPTU enquanto o trabalhador estiver desempregado, de qualificação de mão de obra por meio de cursos em parceria com o SENAI, o SENAC e a Fatec.

Pelo menos 40 cursos, todos gratuitos e em diversas áreas de conhecimento, já estão contratados pela administração municipal, além de um acordo com a Fatec que oferece o curso de desenho em computador com aulas semanais. Outros cursos poderão ser organizados em parceria com o Senai, conforme a demanda dos trabalhadores.

No ano passado, a Prefeitura também atuou junto à montadora para estimular um clima de diálogo entre ela e os sindicalistas de São José dos Campos. Esses entendimentos criaram condições para a prorrogação de um acordo que vinha impedindo a desativação de uma das oito fábricas que a General Motors mantém na cidade.

Fonte: Prefeitura SJC