Setorial - Nossa terra no ar.
19 de julho de 2014 09:45

Prefeitura de Taubaté prossegue restauro da Vila Santo Aleixo

Por Redação
Vila Santo Aleixo (1)A Prefeitura de Taubaté iniciou, na semana passada, os trabalhos de limpeza da Vila Santo Aleixo, localizada na região central da cidade, ao lado da Praça Santa Terezinha, fazendo parte do processo de restauro em atividade desde o começo deste ano.
A Secretaria de Turismo e Cultura informa que os trabalhos começaram com a limpeza dos arredores da casa e dos jardins, assim como uma análise complexa da situação em que o local se encontra, para que sejam conhecidas as reais necessidades de preservação do imóvel. Esta primeira fase de trabalhos é chamada pela Secretaria de “ações de salvaguarda”, objetivando as ações mais emergenciais a serem realizadas e o levantamento do orçamento do restauro completo para que o Edital possa ser concluído.
Após diversos contatos com empresas especializadas, constatou-se que o problema maior está no telhado, o que, diante da idade Vila Santo Aleixo (3)da casa e de tantos anos desocupada, afetou uma pequena parte de sua base estrutural,  que exige agora um cuidado mais especial.
A utilização definitiva do local após o restauro encontra-se em estudos, pretendendo-se transformar a Vila Santo Aleixo em uma espécie de extensão da Praça Santa Terezinha, com espaço para leituras, cafeteria, exposições de artes, pequenas apresentações teatrais e musicais, além de um espaço voltado a diversas atividades culturais para as crianças.
Vila Santo Aleixo (22)A intenção da Prefeitura é que a conclusão dos trabalhos aconteça o mais rápido possível, para que a Vila Santo Aleixo seja entregue à população como mais um local de fomento cultural em Taubaté. A Vila tem uma área total aproximada de 2.400m2, com área construída de 340m2. A casa foi construída em 1872 num estilo eclético.
Fonte: Prefeitura de Taubaté

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*