Setorial - Nossa terra no ar.
22 de julho de 2014 11:27

Prefeitura de Taubaté divulga resultado da Análise de Densidade Larvária

Por Redação

A Secretária Municipal de Saúde, em suas atividades de rotina do combate à Dengue, realizou na primeira quinzena de julho mais uma Análise de Densidade Larvária (ADL). A análise foi feita por amostragem e detectou que a região 01 (Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto) foi a área com o maior índice de infestação de larvas do mosquito, com registro de 1,6 pontos no Índice Breteau (IB). Esta região apresentou em janeiro de 2014 o índice de 1,8 e, em outubro de 2013, de 0,8. No total, a cidade registrou nessa última avaliação o índice de 1,06 pontos.

O índice de tranquilidade é 1,0 ou menos (significa que para cada 100 imóveis visitados somente um apresenta larvas do mosquito). O índice é considerado tolerável até 1,5. Acima desse nível há risco iminente de epidemia de Dengue.

O estudo foi coordenado pela Vigilância Epidemiológica do município e desenvolvido pelos agentes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS). Esse trabalho de controle é realizado de três a quatro vezes ao ano, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, em que a cidade é dividida em áreas onde são verificadas a existência de larvas do mosquito e os tipos de recipientes que foram encontradas.

Durante a ADL são coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade. Os resultados obtidos geram o Índice Breteau (IB), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da Dengue.

A verificação e limpeza dos recipientes que acumulam água tem que ser constante. A realização da Análise de Densidade Larvária é importante para conscientizar os munícipes que o combate ao mosquito é um esforço de todos e que as ações de controle devem fazer parte da rotina das pessoas.

Fonte: Prefeitura de Taubaté

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*