Setorial - Nossa terra no ar.
25 de fevereiro de 2014 10:29

Prefeitura de São José lança Programa Escola Interativa

Por Redação
sjc02A Prefeitura de São José dos Campos lançou na tarde desta segunda-feira (24), no Centro de Formação do Educador (Cefe) “Professora Leny Bevilacqua”, em Santana, o ‘Programa Escola Interativa’. A data foi marcada pelo início da entrega de notebooks aos educadores da rede municipal de ensino.
O programa tem o objetivo de promover um grande salto nos recursos à disposição dos educadores para qualificar e estimular a aprendizagem, por meio de interatividade digital entre professores e alunos, proporcionada pelo uso de notebooks, projetores interativos e tablets.
“O Programa Escola Interativa vai agregar à rede municipal, que já é boa, a tecnologia de informação, permitindo que nossos educadores e alunos tenham as ferramentas  necessárias para o acesso às novas tecnologias”, disse o prefeito de São José dos Campos.
Para o secretário de Educação, este programa representa a mais importante mudança em relação aos recursos que a rede municipal possui em sala de aula. “É o início de uma nova era, com a disponibilização de tecnologia de ponta para educadores e alunos, com conteúdo de qualidade”, afirmou.
O programa foi aprovado pelos educadores. Foi o caso da diretora Meire Vana, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Luiz Leite, no bairro Galo Branco, região Leste. “Com o Programa Escola Interativa, os alunos podem se conectar ao mundo de forma interativa e inovadora. Possibilita uma ampliação do conteúdo acadêmico apresentado pelos professores em sala de aula, incentivando os alunos não apenas ao estudo, mas também a ir além com novas pesquisas”, afirmou.
Programa prevê quatro etapas
O programa, que será implantado na rede de forma gradual até o final de 2016, conta com quadro etapas.
Inicialmente, o projeto prevê a implantação de 600 salas interativas nas 47 escolas de Ensino Fundamental, interligando neste prisjc03meiro momento professores e cerca de 20 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).
A primeira fase é a entrega de 2.895 notebooks aos educadores da rede, que foi iniciada na tarde desta segunda-feira (24) com 335 notebooks disponibilizados ao quadro de especialistas que atuam nas escolas – diretores, vice-diretores e orientadores educacionais e pedagógicos.
O cronograma de entrega continua no decorrer da semana para os professores efetivos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, seguindo posteriormente aos professores contratados por tempo determinado (PDs) e os que atuam nas creches  conveniadas da rede (Cecois e Cedins). Esta fase inclui o treinamento dos educadores, que já foi iniciado no Cefe.
A segunda etapa é a implantação de Wi-Fi (rede sem fio) e de projetores interativos nas escolas.  Já a terceira fase é a entrega de tablets aos alunos da rede, que irá atender primeiramente os alunos dos anos finais.
A última etapa inclui a inclusão da comunidade, quando as famílias irão conhecer e aprender a utilizarem as novas ferramentas tecnológicas para apoio e incentivo aos alunos.
Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*