Setorial - Nossa terra no ar.
08 de agosto de 2014 08:15

Martins Pereira é o palco do Mundial Universitário de Rugby

Por Redação

São José dos Campos recebe de sexta-feira (8) até domingo (10) a 6ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens. O torneio terá a participação de 17 equipes nas categorias masculina e feminina. São 16 seleções de 10 países e uma de Taipé (capital de Taiwan, território cuja soberania não é reconhecida pelas Nações Unidas).

A abertura, na sexta-feira (8), às 20h, será no anfiteatro do Nacional Inn. Haverá desfile das delegações, apresentações culturais e atos solenes. Antes, na parte da tarde, serão realizados os primeiros jogos, com a estreia das equipes brasileiras. Às 15h, a seleções femininas de Brasil e Marrocos dão início ao torneio. Após a primeira rodada entre as mulheres e a partida inaugural do naipe masculino (Grã-Bretanha x Canadá), os homens de verde-amarelo entram em ação contra a Bélgica, com horário previsto para 16h40.

Todas as partidas serão no Estádio Martins Pereira, que tem capacidade para 12.300 pessoas. O estádio recebeu alvará do Corpo de Bombeiros e amartins pereira Urbam tem toda a documentação atestando a capacidade do local para sediar a competição.

A entrada é gratuita, mas o público poderá contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação, será encaminhada pelo Fundo Social de Solidariedade a famílias carentes.

Esta é a primeira competição internacional a ser realizada no local, depois da modernização executada pela Prefeitura de São José dos Campos. Os fãs da modalidade – que retorna aos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro (RJ) – também podem acompanhar os jogos pela transmissão on-line: www.cbdu.org.br.

O campeonato

Nos dias que antecedem os jogos, as equipes aproveitam o tempo para treinar. São cinco campos disponíveis: Thermas do Vale, Poliesportivo João do Pulo, ADC Panasonic, Centro de Treinamento da CBRu (ADC Ericson) e Parque da Cidade.

O congresso técnico do mundial será quinta-feira, às 20h, no Nacional Inn. A reunião definirá os últimos detalhes do torneio antes do início dos jogos.

Os grupos estão definidos em dois para cada naipe. No masculino: A (Brasil, Taipé, Argentina, Bélgica) e B (Grã-Bretanha, Namíbia, França, Japão, Canadá). Feminino: C (Brasil, Japão, Bélgica, Marrocos) e D (Grã-Bretanha, França, Canadá, China).

As disputas do Mundial começam com a fase de grupos, dois para cada naipe. Cada seleção é formada por 12 atletas: 7 titulares e 5 reservas. No masculino, o Brasil é dirigido pelo técnico Andres Romagnoli, auxiliado por Maurício Coelho, do São José. Já o time nacional feminino está sob o comando do treinador neozelandês Christopher Neil, que tem a assistência de Youssef Driss.

As delegações participantes ficarão hospedadas no Nacional Inn e Dan Inn. Grã-Bretanha, Japão, França, Bélgica e Brasil já estão na cidade. Nesta quarta-feira (6) chegam as representações de Taipé, Canadá, Namíbia e China. E na quinta-feira (7) é a vez dos argentinos e marroquinos, os últimos a desembarcar.

O Mundial Universitário de Rugby Sevens é uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu) e Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

Mais informações nos sites da Fisu e CBDU.

 

Fonte: Prefeitura de SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*