27 de maio de 2014 08:52

‘Maio Amarelo’ tem trabalho de conscientização em Pindamonhangaba

Foto: Maria Fernanda Munhoz

Pindamonhangaba aderiu ao “Maio Amarelo” e está realizando, até o final da semana, ações educativas com motoristas. Na segunda-feira (26), pela manhã, a equipe do Departamento de Trânsito realizou uma blitz educativa na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, próximo à rua Taubaté. Foram entregues panfletos com dicas para a segurança no trânsito. Outros pontos estratégicos da cidade receberão a ação até o dia 31.

O movimento internacional ‘Maio Amarelo’ visa alertar sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito no mundo, por meio de ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil.

Além do trabalho de blitz educativa, o Departamento de Trânsito da Prefeitura, por meio de sua equipe de Edutran (Educação no Trânsito) estará, também nas escolas municipais, conversando e entregando panfletos educativos para professores, funcionários, alunos e seus pais e familiares. A Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba é parceira da iniciativa e irá colocar os panfletos educativos no comércio do centro da cidade, para que os clientes possam retirá-los.

BOX:

10 regras de segurança no trânsito

1 – Todos os ocupantes do veículo, adultos ou crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro.

2 – Crianças de até 7 anos e meio nos carros devem usar equipamentos de proteção adequados à idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).

3 – Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre. Dê passagem à vida!

4 – Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona.

5 – Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.

6 – Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escola ou lugares de grande concentração de pedestres.

7 – Motociclista use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.

8 – Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.

9 – Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.

10 – Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.

Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba