Setorial - Nossa terra no ar.
29 de julho de 2014 10:13

FAMUTA participa do Mundial de Bandas

Por Redação

Taubaté, última cidade a sediar o Mundial no Brasil em 2005, estará presente novamente ao Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show (World Championship  of  Marching Show Band), que acontece de 30 de julho a 03 de agosto na cidade de Bragança Paulista,  representada pela  FAMUTA.

 
A FAMUTA (Fanfarra Municipal de Taubaté) participa junto a cerca de 30 outras fanfarras representantes do Brasil e exterior, no Estádio do Bragantino (que em 2009 passou a ser chamado de Estádio Nabi Abi Chedid). Além de diversas Bandas do Brasil, participam também corporações da Alemanha, Canadá, Colômbia, Guatemala, Polônia, Uruguai e Venezuela, competindo em três eliminatórias que acontecem nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto, seguidas da Parada Festiva e Batalha de Percussão no dia 02 e da Grande Final, às 15 horas do dia 03 de agosto.

 
O tema que a FAMUTA escolheu para o Mundial é a Amazônia e suas lendas, motivo pelo qual as coreografias foram rigidamente ensaiadas e apresentadas ao público taubateano no último domingo, 27 de julho, no campo do SEDES, objetivando arrancar aplausos de todos os presentes, a exemplo do ocorrido em 2005, quando a FAMUTA levou a Medalha de Ouro. A 1ª Eliminatória da FAMUTA acontece já no dia 30, às 18h30. Na Parada Festiva, Taubaté se apresenta às 12 horas e, na Batalha de Percussão , às 15h40, na Chave E, ambas  no dia 02 de agosto.

 
Segundo o maestro Paulo Roberto Charão, Presidente da WAMSB Brasil – World Association de Marching Show Bands, responsável pela organização do evento junto à WAMSB Internacional, o Brasil foi escolhido para sediar mais uma vez o Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show diante da grande diversidade cultural apresentada por seus diversos Estados.

 
Além do Mundial em 2005, Taubaté sediou no ano passado o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. Além disso, a FAMUTA conquistou o título inédito de campeã na categoria Sênior durante o XV Concurso de Fanfarras e Bandas na cidade de Resende – RJ, em setembro de 2013, sob a regência do maestro Rogério Brito, quando se transformou então em Banda Marcial, com a inclusão de instrumentos como trompete e trombone.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Taubaté

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*