Setorial - Nossa terra no ar.
21 de agosto de 2014 11:05

Comunidade recebe orientações sobre primeiros socorros

Por Redação
Finalidade foi orientar os moradores sobre como reagir em casos de acidentes domésticos e dar isntruções de primeiros socorros
Finalidade foi orientar os moradores sobre como reagir em casos de acidentes domésticos e dar isntruções de primeiros socorros

O treinamento sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em casos de acidentes domésticos, proposto pela Defesa Civil de São José dos Campos, reuniu nessa terça-feira (19) moradores dos bairros Águas de Canindú 1 e 2 e Chácaras do Havaí, que integram o Núcleo da Defesa Civil (Nudec) da região norte.

A capacitação, realizada no auditório da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, no bairro Águas de Canidú II, foi ministrada pela voluntária da Defesa Civil de São José dos Campos e técnica em Enfermagem, Francinne Gonzalez Teixeira da Silva. A finalidade foi orientar os moradores sobre como agir em casos de acidentes domésticos e dar instruções de primeiros socorros que incluiu demonstração para casos de engasgamento e massagem cardíaca.

“O grupo foi muito participativo e o treinamento dado vai contribuir para o dia a dia deles, seja em casa ou na comunidade, pois foram instruídos para um trabalho de prevenção e também de socorro, que pode salvar vidas”, disse Francinne, que é guarda civil municipal de Jacareí e formada em Educação Física.

Para o metalúrgico Gilson Machado da Costa, morador do bairro Águas de Canidú 1, iniciativas como estas auxiliam na parceria com os órgãos de defesa. “Como membro do Nudec, vou repassar as orientações à comunidade para que todos saibam como agir em casos emergenciais. Além disso, agora sabemos como proceder em casos de desastre, atendendo e colhendo informações da ocorrência antes da chegada dos órgãos competentes”, disse.

É a segunda vez este ano que esta capacitação é realizada pela Defesa Civil. A primeira ocorreu para moradores no Nudec Oeste, formado pelos bairros Jardim Pôr do Sol e Jardim Limoeiro. A Defesa Civil pretende estender os treinamentos a outras regiões da cidade, com também temas diferentes.

“Enfatizo que este treinamento dos membros do Nudec é muito importante para que eles possam atuar, de forma consciente, nas emergências, prestando assim os primeiros socorros, pois é o morador do bairro quem realmente está no local quando o acidente acontece”, disse o coordenador da Defesa Civil, Licinio Mendes Filho.

Interessados em compor um Nudec devem procurar a sede da Defesa Civil (Rua Saigiro Nakamura, 10), na Vila Industrial.

 

Fonte: Prefeitura de SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*