Setorial - Nossa terra no ar.
12 de junho de 2014 10:09

Guarda Civil Municipal orienta e fiscaliza o uso de cerol em pipas

Por Redação
O cerol pode conduzir energia elétrica, o que representa um grande risco para quem está soltando pipa em locais com fios de alta tensão
O cerol pode conduzir energia elétrica, o que representa um grande risco para quem está soltando pipa em locais com fios de alta tensão

Com a proximidade do período de férias escolares, aumenta o número de crianças e adolescentes soltando pipa. Uma brincadeira saudável desde que a linha não tenha o cerol (mistura de cola com o pó de caco de vidro), que oferece riscos de acidente. O alerta é da Guarda Civil Municipal (GCM) por meio do programa Escola Segura.

Durante as palestras educativas, realizadas semanalmente nas escolas municipais, os guardas orientam os alunos a brincar com segurança. O uso do cerol pode causar sérios problemas não só para quem está empinando pipa, mas para pedestres, ciclistas e motoristas, que estão expostos e podem sofrer lesões leves ou cortes profundos caso sejam atingidos pela linha, até mesmo levar a vítima a óbito.

O cerol também pode conduzir energia elétrica, o que representa um grande risco para quem está soltando pipa em locais com fios de alta tensão. O contato entre a linha com cerol e os fios pode resultar em uma descarga, levando a pessoa a morrer eletrocutada.

“Prefira locais abertos, como parques e campos, que não vão comprometer a integridade física das pessoas, e sempre longe de fios de alta tensão e de avenidas onde há trânsito”, explicou o inspetor Paulo, da GCM.

Ao mesmo tempo, a Guarda Civil também fiscaliza o comércio do produto. A lei municipal 8.487/2011 proíbe o uso e a venda de cerol. Quem descumprir esta determinação estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 500, inclusive menores de idade. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190.

 

Fonte: Prefeitura de SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*