Setorial - Nossa terra no ar.
30 de março de 2016 17:18

Vacinação contra H1N1 em Pinda terá início dia 30 de abril

Por Redação
A campanha nacional de vacinação contra influenza H1N1 será realizada de 30 de abril a 20 de maio, segundo o Ministério da Saúde. Pindamonhangaba seguirá esse calendário oficial. Até o momento, a cidade não apresenta nenhum caso registrado da doença. Houve uma suspeita, mas já descartada.
Nesta segunda-feira (28), o estado de São Paulo pediu para o governo federal antecipar a campanha, diante do aumento de casos de H1N1. O ministério afirmou, porém, que isso não será possível já que o produto só é entregue pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno.
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Sintomas
A gripe intitulada de H1N1 é causada pelo Vírus Influenza e pode levar a óbito por seu agravamento, por insuficiência respiratória. Os sintomas são bem semelhantes a uma gripe comum, como febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer dores de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos. Com o agravamento dos sintomas, é recomendada a procura imediata de um médico.
Prevenção
Enquanto a campanha não tem início, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba alerta quanto a necessidade de ações para a prevenção da doença, como: evitar locais com grande aglomeração de pessoas,  não compartilhar objetos de uso pessoal, manter as mãos sempre higienizadas (com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão),  deixar os ambientes sempre arejados, com bom fluxo de ar. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente. Além do ar, o vírus pode ser transmitido pelo simples toque em objetos contaminados.
Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*