29 de maio de 2014 09:33

Uso inadequado de colírios pode causar perda de visão

As pessoas podem desenvolver glaucoma

O uso contínuo de um colírio, vendido sem receita em qualquer farmácia, pode causar a perda da visão. As pessoas estão sujeitas a desenvolver um tipo de glaucoma provocado pelo uso inadequado de produtos oftalmológicos com corticoide.

Devido a falta de controle sobre a venda desse tipo de produto, as entidades médicas apontam  críticas. No último mês, a Sociedade Brasileira de Glaucoma editou um consenso classificando esse tipo de glaucoma como o mais comum entre aqueles de causa conhecida e, portanto, o mais evitável.

“O uso do colírio com corticoide pode ser benéfico em muitas situações, mas seu uso crônico, sem indicação médica, é o que traz problema. Quando usado por anos, o corticoide provoca danos na estrutura do olho que levam ao aumento da pressão ocular, o que pode causar cegueira”, explicou o professor livre-docente da Escola Paulista de Medicina e coordenador do consenso, Augusto Paranhos Jr.