Setorial - Nossa terra no ar.
17 de julho de 2014 08:14

Unaids: 19 milhões de pessoas não sabem que estão infectadas pelo HIV

Segundo o órgão, a erradicação da doença até 2030 só é possível se existir mais informação e acesso aos tipos de diagnósticos

Por Redação

Aids

Pelo menos 19 milhões de pessoas não sabem que estão infectadas pelo vírus HIV, segundo dados divulgados hoje (16) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids).

Segundo o órgão, a erradicação da doença até 2030 só é possível se existir mais informação e acesso aos tipos de diagnósticos e, consequentemente, de tratamentos.

A Unaids ainda destacou que os esforços globais para aumentar o acesso aos medicamentos antirretrovirais estão dando resultado. Em 2013, 2,3 milhões de pessoas passaram a fazer uso da terapia, totalizando 13 milhões de soropositivos em tratamento no mundo.

“Se acelerarmos os esforços até 2020, estaremos no caminho certo para acabar com a epidemia em 2030”, disse o diretor-executivo do Unaids, Michel Sidibé.

A missão, segundo o relatório, de erradicar a epidemia significa evitar 18 milhões de novas infecções por HIV e 11,2 milhões de mortes relacionadas à doença entre 2013 e 2030.

O Unaids alerta que países mais pobres, como República Democrática do Congo, Indonésia e Sudão do Sul, estão “abandonados”. “Não haverá o fim da aids sem que as pessoas sejam colocadas em primeiro lugar, sem assegurar que as pessoas que vivem a epidemia sejam parte de uma nova estratégia”, disse o diretor-executivo do Unaids.

 

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.