Setorial - Nossa terra no ar.
27 de março de 2014 08:35

Um terço dos jovens não usa camisinha, diz pesquisa

Estudo da Unifesp avalia comportamento desse grupo

Por Redação

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelam que um terço dos jovens brasileiros de 14 a 25 nunca usa camisinha. Estudo divulgado nesta quarta-feira (26) avaliou o comportamento desse grupo em relação ao uso de álcool e drogas, vida sexual e cuidados com a saúde física.

A falta de prevenção no sexo também é fator preocupante. Segundo estudiosos, um terço das garotas (32%) com idade entre 14 e 20 anos já engravidaram ao menos uma vez. Desse total, 12,4% tiveram aborto espontâneo ou provocado.

“Pelas estatísticas que temos de aborto natural, acreditamos que 8% das meninas tiveram abortos provocados, muitas vezes feitos em clínicas clandestinas, que colocam as garotas em risco”, afirma uma das responsáveis pelo estudo, Clarice Sandi Madruga.

A pesquisa também avaliou o sedentarismo nessa faixa etária e os dados são preocupantes: 79% não pratica atividade física frequentemente e 57% não faz nem sequer exercícios leves, como jogar futebol ou andar de bicicleta.

“Não esperávamos esses dados para jovens. O maior acesso a computador, smartphone, videogame pode estar vinculado com esse índice”, analisa outra pesquisadora do estudo, Ilana Pinsky.

O estudo observou também comportamentos de risco relacionados ao uso de álcool e drogas. Metade dos jovens bebe e um quarto deles disse já ter dirigido alcoolizado pelo menos uma vez no último ano.

A maconha é a mais consumida entre as drogas ilícitas. Aproximadamente 8% dos entrevistados declararam ter fumado o entorpecente pelo menos uma vez no ano passado. Em seguida, é a cocaína que prevalece, com 4,8%.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.