Setorial - Nossa terra no ar.
08 de julho de 2016 08:34

Risco de infarto aumento no inverno

Por Redação

Segundo a Sociedade de Cardiologia, as temperaturas baixas do inverno aumentam em 30% o risco do infarto. Quando a temperatura média fica em torno dos 14º o organismo trabalha mais para manter o corpo aquecido, o que exige maior esforço do coração. Isso aumenta o risco de infarto.

De acordo com estudos, há três razões principais para o aumento dos ataques cardíacos no inverno. Dentre eles estão a elevação das infecções respiratórias, contração dos vasos sanguíneos e maior produção de substâncias pelo fígado que favorecem a formação de coágulos.

No caso da infecção respiratória, quem tem doença coronária tem mais chance de ter uma ruptura de placa de gordura, o que resulta no infarto.

Outra explicação é que no frio, os vasos sanguíneos ficam mais contraídos, e ocorrer espasmos nas artérias.

Alimentos leves, sopas, caldos e roupas adequadas para a temperatura ajudam a reduzir os riscos. Vacina contra a gripe também é uma boa aliada na diminuição dos riscos de infarto.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*