03 de março de 2014 08:54

Prefeitura faz campanha de prevenção de DST durante o Carnaval

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou uma campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no Carnaval 2014. Serão desenvolvidas ações educativas nos clubes, empresas e nos desfiles de blocos, em várias regiões da cidade. O objetivo é orientar sobre a necessidade do uso da camisinha e também estimular a realização do teste anti-HIV.

Até a terça-feira (4/3), também serão distribuídos 62 mil preservativos. Deste total, 15 mil preservativos serão distribuídos por profissionais da saúde em empresas, universidades e escolas. Outros 12 mil serão entregues nos clubes (AESJ, Thermas do Vale, Tênis Clube e Assem). O restante será distribuído em Eugênio de Melo, região central e Santana. Também serão distribuídos folhetos com material educativo para a população.

São José dos Campos é o 9º município do estado de São Paulo na incidência casos de Aids. No período de 1999 a 2013, foram registrados 3.721 casos, sendo 2.594 em homens e 1.127 em mulheres. Em 2007, a cidade se encontrava em sexto lugar nesse ranking. O estímulo ao diagnóstico precoce e à prevenção são os fatores que contribuíram para melhorar os índices do município em relação a DST.

Prevenção

Além dos tratamentos oferecidos para os doentes de Aids, a Secretaria de Saúde trabalha a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis durante todo o ano, por meio de ações educativas nas UBS e com distribuição de preservativos. A secretaria realiza também ações educativas nas escolas estaduais e municipais, com a formação de adolescentes multiplicadores de informações, e nas Empresas. Rotineiramente são distribuídos de preservativos, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os pacientes soropositivos ou aqueles que já manifestaram a doença são atendidos no Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI). A unidade é responsável pelo acompanhamento e tratamento de todos os pacientes portadores de HIV sem sintomas e também os já doentes. Além do aconselhamento e testagem do HIV, Hepatites B e C e Sífilis, o Centro de Testagem e Aconselhamento (COAS/CTA) realiza trabalhos educativos com a população em geral e algumas específicas, como profissionais do sexo e homossexuais.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos