Setorial - Nossa terra no ar.
31 de março de 2016 09:00

Prefeitura de Tremembé lança ações de combate à Hanseníase

Por Redação

A Prefeitura de Tremembé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove ações com objetivo de detectar de forma precoce casos da doença. Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase estão sendo intensificados em toda a rede municipal de Saúde.

A iniciativa faz parte do compromisso de eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública, objetivando detecção precoce da doença no município de Tremembé.
Hanseníase
A hanseníase é uma das doenças mais antigas que atinge a humanidade. A melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram significativamente o quadro da hanseníase, que atualmente tem tratamento e cura.Os sinais e sintomas da doença são manchas brancas ou avermelhadas na pele, com dormência, perda de pelos e ou ausência de suor nas manchas, caroços pelo corpo, inchaço na face e orelhas. Quanto mais cedo forem percebidos esses sintomas, maiores são as chances de recuperação sem sequelas.

A forma de contágio mais comum da doença é de pessoa para pessoa, pelas vias aéreas superiores (ao falar, tossir ou espirrar), por pessoas doentes que não estejam em tratamento. Quando não diagnosticada e não tratada precocemente, a hanseníase evolui para incapacidades físicas.Os medicamentos são disponibilizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com tratamento que varia de seis meses a um ano, dependendo da quantidade de bacilos e lesões. A interrupção do tratamento põe em risco a saúde de toda a comunidade e o diagnóstico precoce é a melhor medida preventiva para o controle desta doença.

 

Fonte: Prefeitura de Tremembé

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*