Setorial - Nossa terra no ar.
11 de março de 2014 11:43

Mulheres obesas têm maior risco em desenvolver câncer de ovário, revela estudo

Pesquisadores constataram o fato da obesidade ou excesso de peso a cânceres como o de útero, mama ou cólon

Por Redação

Mulheres com sobrepeso ou obesidade têm mais probabilidade de desenvolver câncer de ovário que as pessoas com peso saudável, revela  estudo do Fundo Mundial de Pesquisa (WCRF, na sigla em inglês).

Os pesquisadores constataram o fato da obesidade ou excesso de peso a cânceres como o de útero, mama ou cólon. Agora, os especialistas associaram também o câncer de ovário depois de avaliar 128 estudos feitos sobre esta doença.

Idade e o histórico familiar da doença  eram os fatores de risco considerados da doença, acrescentaram os pesquisadores. Para chegar ao resultado, os cientistas do chamado Projeto Contínuo de Atualização, área de pesquisa do WCRF, avaliaram os 128 estudos junto com outras 25 análises sobre o câncer de ovário e o índice de massa corporal (IMC), que mede o conteúdo de gordura corporal em relação à estatura e ao peso de uma pessoa.

Mulheres que têm um IMC abaixo de 18,5 são consideradas magras, enquanto entre 18,5 e 24,9 são índices normais, porém quando é superior a 25 é sobrepeso.

Quando o índice de massa corporal é igual ou superior a 30 a pessoa é considerada obesa.

 

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.