27 de maio de 2014 09:03

Guarda Municipal inicia campeonato de videogame em escola da zona sul de São José

Foto: Nilron Cardin/ PMSJC

Em clima de Copa do Mundo, começou na manhã desta segunda-feira (26) o campeonato de videogame da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otacília Madureira de Moura, na Vila Letônia, região sul da cidade. O campeonato é promovido pela Guarda Civil Municipal (GCM) como parte do programa Escola Segura, que inclui segurança e integração da comunidade escolar com a corporação.A competição mal teve início e já tem aluno confiante de que será o campeão. “Eu passei na primeira eliminatória e vou fazer de tudo para ser o vencedor”, disse o aluno do 6º ano Thiago Perrone de Oliveira Cruz, 11 anos, que compôs a primeira dupla. Sua colega de sala, Vitória Ferreira Lanziloti, 10 anos, está gostando da brincadeira. “Aprendi com minha mãe que em uma competição não importa ganhar ou perder, o importante é competir, e eu estou me divertindo.”

O entretenimento está associado à questão disciplinar, por isso, o programa inclui apenas jogos de futebol. “Esta integração pelo campeonato faz com que os alunos conheçam um pouco do nosso trabalho na Guarda Civil, que inclui disciplina e respeito, além de gerar uma competitividade sadia entre todos”, disse o

Foto: Nilron Cardin/ PMSJC

GCM Marcos Pinheiro, que está acompanhando a competição.

Para a direção da escola, a iniciativa é importante por criar um vínculo de amizade e de parceria dos alunos com a Guarda, e também para tirar esta imagem negativa da presença da autoridade policial no ambiente escolar. “Os guardas já têm vindo à escola, ficam no horário do intervalo, os alunos conversam com eles, ou seja, esta interatividade já está ocorrendo, e este campeonato vai premiar tudo isso.”

Associar segurança e lazer está agradando aos alunos. “A presença da Guarda na escola faz com que eu me sinta mais seguro e, além disso, estudar está mais legal, porque inclui este momento de lazer”, afirmou o aluno do 9º ano, João Vitor Lopes Galvão, 13 anos. A estudante do 9º ano, Lara Gaia Miranda, 14 anos, fez muitos elogios à iniciativa. “Além de entreter os jovens, essa ideia da Guarda trouxe mais união entre os alunos.”

Foto: Nilron Cardin/ PMSJC

A comandante da GCM, Maria dos Milagres Araújo de Farias, participou da abertura da competição, realizada no auditório do colégio. Ela falou brevemente para os 70 alunos do 6º ao 9º ano, inscritos no torneio, e enfatizou a questão disciplinar, como regra fundamental para o bom êxito do campeonato.

Este é o segundo campeonato realizado pelo programa Escolas Seguras em parceria com a Secretaria de Educação. O primeiro foi em 2013 na Escola Geraldo de Almeida, no bairro Pousada do Vale, zona leste. O aparelho de videogame usado nos torneios, um X-Box, foi doado ao programa, ano passado, pela Cressem.