Setorial - Nossa terra no ar.
03 de junho de 2014 09:53

Exposição ao frio contribui para doenças respiratórias

Baixas temperaturas são comuns nessa época do ano

Por Redação
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

As baixas temperaturas são comuns neste período do ano e contribuem para desencadear doenças respiratórias como resfriados, gripes, pneumonias e crises de asma e bronquite, segundo o Ministério da Saúde.

Gripe e os resfriados são causados por vírus e se propagam com maior facilidade, principalmente quando o indivíduo passa um bom tempo em local fechado. O paciente que tem asma pode apresentar piora do quadro devido apenas com a queda da temperatura. O frio chega aos brônquios favorecendo o surgimento de broncoespasmo, o que provoca alguns sintomas como falta de ar, chiado no peito e tosse.

Cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil têm asma, doença inflamatória crônica das vias. Em muitos casos, o problema é diagnosticado ainda na infância e sem cura. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a asma prejudica 10% da população brasileira e pode ser a terceira causa de internação hospitalar do SUS.

As principais causas da asma estão associadas a ácaros, fungos, polens, animais de estimação, fumaça de cigarro, poluição, falta de exercícios físicos, dentre outros.

A doença pode ser tratada com o uso de medicamentos apropriados, sob orientação médica.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.