Setorial - Nossa terra no ar.
21 de julho de 2014 09:17

Donos de cães agem como se fossem 10 anos mais novos

A presença canina faz bem também para a saúde mental das pessoas

Por Redação

Ter um cachorro atrasa o relógio biológico, já que a companhia do animal pode fazer o dono agir como se tivesse 10 anos a menos, segundo um estudo da St Andrews University, na Escócia.

“Se você tem um cachorro em casa, seu nível de atividade física é equivalente ao de uma pessoa 10 anos mais jovem. Isso pode não acrescentar uma década à sua vida, mas com certeza é muito benéfico porque tem a ver com levantar, sair e se movimentar”, explica o responsável pelo estudo Dr. Zhiqiang Feng.

Os donos de pets tendem a se movimentar 12% a mais do que aqueles que não tem cachorro em casa. Além dos benefícios físicos, ter um cão também faz bem para a saúde mental das pessoas. “Os donos de pets têm níveis menores de depressão e ansiedade”, diz o especialista.

As vantagens são maiores e mais significativas para os idosos.”O estudo sugere que donos de cachorros com mais de 65 anos têm ainda maiores taxas de ajuda física”, afirma Feng.

Fora os exercícios físicos, a companhia canina estimula atividades sociais ao caminhar e aumenta a preocupação com a segurança pessoal entre o grupo da terceira idade.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.