Setorial - Nossa terra no ar.
25 de junho de 2014 08:46

Diabetes pode causar cegueira irreversível

O alto índice de glicose no sangue pode levar à morte de células da retina, causando perda gradativa da visão

Por Redação

Na próxima quinta-feira (26), será comemorado o Dia Nacional do Diabetes. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de pessoas diagnosticadas com a doença cresceu 40% nos últimos seis anos. A enfermidade, relacionada ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento, afeta todo o organismo, inclusive a visão.

Dra. Nidia Paula Gomes de Merícia, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que o descontrole da doença aumenta os riscos de desenvolver a retinopatia diabética. “O alto nível de glicose no sangue deixa os vasos sanguíneos da retina frágeis, levando à retinopatia diabética, o que pode causar uma série de complicações na visão”.

A médica esclarece que a fragilidade dos vasos da retina pode causar aneurismas, que podem se romper e extravasar sangue (hemorragias), além de infiltração de gordura na retina. Este material anormal é depositado na parede dos vasos, provocando bloqueios e, consequente, falta de oxigenação. “A retinopatia diabética é caracterizada pelas lesões e mortes das células da retina, ou seja, ela pode levar à perda parcial ou total da visão”, alerta Dra. Nidia Paula Gomes de Merícia.

A morte das células da retina é irreversível, ou seja, a cegueira é incurável. “A visão perdida não é reestabelecida com tratamentos. O que se pode fazer em casos da retinopatia é controlar o desenvolvimento da doença, diminuindo as consequências”, lembra a médica.

Para evitar maiores danos à saúde ocular, a especialista aconselha que todos os diabéticos façam consultas periódicas com o oftalmologista, a fim de realizar exames preventivos e, o mais importante, o controle dos níveis do açúcar (glicose) no sangue.

Fonte: Ascom

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.