Setorial - Nossa terra no ar.
16 de junho de 2014 09:19

Defesa Civil alerta população sobre os perigos de soltar balão

Por Redação
Balões como esse trazem danos e riscos para os moradores da cidade e devem ser evitados
Balões como esse trazem danos e riscos para os moradores da cidade e devem ser evitados

Com a chegada das festas juninas, uma tradição no Brasil, tem início também a época dos balões. Para orientar a população, a Defesa Civil de São José dos Campos esclarece que essa prática é crime ambiental e oferece riscos para as pessoas. Além dos balões, fogueiras representam riscos de incêndio, que pode trazer consequências graves.

A Defesa Civil alerta que balões podem cair em qualquer lugar e, dependendo das condições climáticas, o vento ou mesmo o calor facilitam a rápida propagação do fogo, provocando queimadas em matas. Há ainda o risco de incêndios nas áreas urbanas, em casas, postos de combustíveis, depósito de produtos químicos, galpões de reciclagem, além dos problemas ao tráfego aéreo.

O artigo 42 da lei 9.605/98 determina que fabricar, vender, transportar ou soltar balões, que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento urbano, é crime e pode gerar detenção de um a três anos e multa.

Autuação

Em dezembro do ano passado, a Polícia Ambiental prendeu seis homens no Jardim Nova Esperança, tentando resgatar um balão que caiu no Banhado. Eles foram autuados pela Guarda Civil Municipal com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, e levados para a delegacia.

Além de responder criminalmente, quem for pego soltando balão poderá ser enquadrado na lei municipal 7.361/2007, que proíbe queimadas no município e prevê multa administrativa de até R$ 1.500. Flagrantes podem ser denunciados pelo telefone 190. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

 

Fonte: Prefeitura de SJC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*